Objetivo: compartilhar preceitos práticos que permitem que a carteira de credito tenha altíssima relevância comercial e no resultado da Singular.
Conteúdo programático:
Temas macros:
- Pontos de atenção da política macro de crédito e cobrança
- Estratégicas do crédito como política de altíssima aderência comercial
- Nomenclaturas e interações: Financiamento e Empréstimo, Spread, Funding, Behaviour Score, Credit Score, Default (inadimplência), Risco, Perda, Mora, Multa, Refinanciamento, Renegociação…
- Reflexão sobre temas atuais: Consignado; Pré-aprovado; Cadastro Positivo; Portabilidade; Crédito Imobiliário…
- A formação do preço de custo e de oportunidade de uma linha
- Indicadores de performance e risco de crédito…
- A definição comercial e técnica do spread e inadimplência
- Orientações sobre o conteúdo dos pareceres de crédito
- Cadastro e sua suas meias verdades
- As enormes diferenças entre o crédito de consumo e investimento
- Política e gestão saudável do Talão de Cheque
- Aspectos relevantes e comerciais frente ao Aval
- As origens da inadimplência
- Comitê de crédito e seus pontos de atenção e utilidade
- Os percalços de qualquer tipo de concentração creditícia
- Inadimplência e seu peso na taxa de juros
- Estratégias e redução de riscos frente ao Adiantamento a Depositantes
- Formação de uma taxa de juros e seus preceitos subjetivos e racionais
- Garantias e seus aspectos relevantes: Aval, Fiança, Caução de Títulos, Veículos, Imóveis, Renda, Produção Médica, Safra, Aplicação Financeira, Capital Social…
- Visita de Crédito e Cobrança
- Acompanhamento estratégico dos créditos
- Os pontos de atenção nos descontos de títulos
- A astuta gestão das taxas e das tarifas de crédito punitivas
- Compartilhar que Risco bem precificado não é perda comercial
- Gerindo inadimplência e se distanciando da insolvência
- Os riscos e pontos de atenção no alongamento das dívidas
- Os riscos oriundos de gestão dispersas
- Os sinais de riscos subjetivos de crédito
- Provisão como item saudável do crédito
- A saudável interação com a área de cobrança
- O relacionamento com a área de cobrança e o papel do gerente de garantias
- Outros temas correlatos
Exercícios e Dinâmicas
Durante o seminário haverá inúmeras atividades didáticas visando à perfeita assimilação do conteúdo
Público Alvo: profissionais envolvidos com a concessão, gestão e retaguarda do crédito. Turmas de até 24 alunos.
Carga Horária: 2 dias (16 horas).
Benefícios: Aculturar sobre a relevância do tema e dar substância para o sucesso do crédito como um das mais importantes soluções de nosso modelo de negócio.
Facilitador
Ricardo Coelho, 59, 44 anos de experiência no segmento financeiro, Mestre em Gestão de Cooperativas (PUC-PR), graduado em Economia (FAE), especialista pela Buffalo University/NY/USA, com pós-graduações em Marketing, Gestão Estratégica, Negócios Imobiliários e MBA em Gestão Avançada de Pessoas. Participou dos seminários cooperativistas de crédito de Mondragon (Espanha), Dejardins (Canadá) e Montabaur (Alemanha). Por 20 anos foi professor universitário de cadeiras como Gerenciamento de Clientes, Marketing de Serviços, Comportamento do Consumidor e Criatividade. Vem trabalhando fortemente nos últimos 14 anos para a melhoria do modelo de negócio das cooperativas de crédito. É autor de mais de 200 artigos sobre gestão comercial das Singulares e editor da Revista Visão Comercial para o Cooperativismo de Crédito enviada para 5.000 gestores deste modelo de negócio e já na 8ª edição.