Gestão de Crédito para Micros e Pequenas Empresas

Objetivo: compartilhar preceitos práticos que permitem que a carteira de credito destinada a Pequenas e Micro Empresas tenha altíssima relevância comercial e no resultado da Singular. Esta capacitação é extremamente necessária haja vista ser um cenário de altíssimas possibilidades de ganhos comerciais, mas que pode causar enormes dissabores pela sua astucia, dinâmica e complexidade.

Conteúdo programático:

  • Revisão de preceitos normais do crédito massificado
  • Ambientação no dinamismo e peculiaridade do mundo que cerca os empresários
  • Os cuidados no analisar os documentos formais destas empresas
  • As formas de conhecer a realidade informal destes negócios
  • Os riscos de demandas de novas contas e/ou créditos
  • As especificidades das linhas e suas utilizações desejadas e indesejadas
  • Os disparadores de créditos desejados para este modelo de clientes
  • A análise de posições creditícias externas frente a nossas atuais e solicitadas
  • O entendimento da renda dos sócios na composição do negócio e do giro financeiro
  • Como entender os preceitos dinâmicos de gestão que circunda estes empresários
  • Entendendo o grau de conhecimento dos sócios sobre o modelo explorado
  • A importância de fortes políticas de compliance para condução destas carteiras
  • Os riscos de concentração de todas as formas
  • A arte de obter dados reais dos custos operacionais, de compra e de venda
  • A obtenção de informações estratégicas quanto à outra renda e bens
  • As formas de gestão das linhas massificadas frente ao desejo e a coerência técnica
  • Como definir taxas de juros para que sejamos competitivas e também “cautelosas”
  • Os processos de acompanhamento necessários para mitigar perdas e potencializar novos negócios
  • Como monitorar a inadimplência e riscos precificados
  • Os riscos de linhas de crédito de vencimento único
  • A necessidade de taxas flutuantes
  • Como definir tarifas e taxas punitivas para clientes PJ
  • Pontos de atenção da política macro de crédito e cobrança
  • A arte de gerir garantias frente a este complexo segmento
  • As formas graduais de cobrança própria e de terceiros frente a riscos destas empresas
  • Importância de eficaz segmentação de carteira para avançar no crédito a empresas
  • As possíveis brechas para golpes e prejuízos
  • Estratégica para que o crédito empresarial seja facilitador de altíssima aderência
  • Conteúdo e freqüência na atualização dos cadastros empresariais
  • A inteligência e astúcia nas visitas de crédito, acompanhamento e cobrança
  • Indicadores macros elementares para acompanhamento da eficácia destes créditos
  • Os pontos de atenção nos descontos de títulos
  • Contornos usuais para problema mascarados
  • Os sinais de riscos subjetivos de crédito
  • Entendendo a lógica da função do gerente de garantias
  • Outros temas correlatos

Exercícios e Dinâmicas
Durante o seminário haverá inúmeras atividades didáticas visando à perfeita assimilação do conteúdo

Público Alvo: profissionais envolvidos com a concessão, gestão e retaguarda do crédito.  Turmas de até 24 alunos.

Carga Horária:  2 dias (16 horas).

Benefícios: aculturar sobre a relevância do tema e dar substância para o sucesso do crédito como um das mais importantes soluções de nosso modelo de negócio.

 

Facilitador:  
Ricardo Coelho, 59, 44 anos de experiência no segmento financeiro, Mestre em Gestão de Cooperativas (PUC-PR), graduado em Economia (FAE), especialista pela Buffalo University/NY/USA, com pós-graduações em
Marketing, Gestão Estratégica, Negócios Imobiliários e MBA em Gestão Avançada de Pessoas. Participou dos seminários cooperativistas de crédito de Mondragon (Espanha), Dejardins (Canadá) e Montabaur (Alemanha). Por 20 anos foi professor universitário de cadeiras como Gerenciamento de Clientes, Marketing de Serviços, Comportamento do Consumidor e Criatividade. Vem trabalhando fortemente nos últimos 14 anos para a melhoria do modelo de negócio das cooperativas de crédito. É autor de mais de 200 artigos sobre gestão comercial das Singulares e editor da Revista Visão Comercial para o Cooperativismo de Crédito enviada para 5.000 gestores deste modelo de negócio e já na 8ª edição.