O cooperativismo de crédito tem aspectos de gestão que foge a compreensão dos mais renomados gestores e consultores do mercado financeiro. Ricardo Coelho através de sua experiência leva ao mundo cooperativo e as cooperativas à quem assessora, o conceito e a prática de mais competitividade sem perder o conceito do cooperativismo moderno. O seu perfil provocador as reflexões, fugindo dos dogmas cooperativista, antecipa cenários de adversidades aos gestores através de uma visão contextualizada de aspectos sócio, político e econômicos.

Dr. Emerson Assis
Presidente da Unicred Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Nova Odess

 

Os cursos ministrados pelo Ricardo Coelho para a Unicred Central N/NE foram profícuos, pois além do vasto conhecimento técnico demonstrou ser detentor de excelente didática, fatores que envolveram e motivaram todos os participantes. Como resultado obtivemos ótima evolução dos Negócios de nossas cooperativas filiadas.

Wilson Ribeiro de Moraes
Presidente da Central Unicred Central N/NE

 

Os momentos de crise aceleram as transformações evolutivas das atividades econômicas. As reflexões do Ricardo Coelho em textos,  livros e palestras constituem-se em excelente instrumento de apoio aos dirigentes e executivos do cooperativismo de crédito no reposicionamento de suas instituições.

Alcenor Pagnussatt
Consultor

 

Ricardo Coelho, com uma linguagem direta, repassou com maestria para os gestores do Programa Crediamigo seu conhecimento vivencial bancário sobre como segmentar, cativar e fidelizar clientes entregando os produtos que cada cliente pode comprar e pagar. Foi um momento muito rico e fundamental para aperfeiçoamento dos conhecimentos e atitudes da equipe.”

Marcelo Azevedo Teixeira
Gerente de Micro Crédito (Crediamigo)
Banco do Nordeste

 

Em tempos onde a mudança é a regra, mapear as novas realidades e fazer parte de sua construção exige muita dedicação ao entendimento do mercado. Acompanhar as opiniões de Ricardo Coelho se tornou importante pela experiência, conhecimento e realismo dos fatos.Penso que “ver a realidade tal como somos” não predominará e Ricardo Coelho aponta caminhos.

José Antonio Neto Chehuen
Membro do Conselho Administrativo
Unicred Juiz de Fora – MG

 

Nós da SICREDI-Araguaia tivemos a oportunidade única de estar com o Ricardo Coelho em nossas Unidades, durante 10 dias, entrevistando todos os 85 colaboradores e repassando a eles a visão do Cooperativismo de Crédito produtivo, aliando a filosofia a prática do negócio rentável.O estímulo e a motivação tem rendido dividendos diários.

Marco Antônio Malburg
Diretor Presidente
Sicredi Araguaia MT

 

Tive a oportunidade de assistir a palestra Uma visão realista sobre a Gestão da Base de Clientes no Congresso Bancos de Varejo e fique impressionado com a simplicidade e abrangência da visão preconizada por Ricardo Coelho. Ela trata de aspectos fáceis de serem alterados e que trazem um grande ganho de relacionamento com os clientes e por conseqüência de resultado para os bancos. Certamente muitas das iniciativas levantadas por Ricardo Coelho serão usadas pelos bancos nos próximos anos.”

Michel Bernardo Fernandes da Silva
Diretoria de Produtos de Pessoa Física
Gerência de Estudos Especiais PF
Banco Itaú

 

É um grande orgulho escrever sobre o seu trabalho, acredito que você está dando uma grande contribuição para o Segmento de Cooperativas de Crédito. “No final das contas o que importa é o RESULTADO”, e sobre isso você tem contribuído com grande maestria em suas Palestras e Consultoria as quais já tive a honra de participar e a oportunidade de trocar informações que foram de extrema importância para mim.

Rogério Machado
Gerente Regional
SICREDI Maringá – Pr

 

Ricardo Coelho, notadamente em razão de sua experiência de mais de trinta anos no mercado financeiro, tem contribuído para o desenvolvimento da gestão de instituições financeiras, quer através de programas de consultoria, quer através de programas de treinamento, mas essencialmente através da produção de artigos embasados por todos estes processos, que auxiliam no debate de diferentes aspectos da administração dessas organizações.

Alberto Borges Matias, Phd
Universidade de São Paulo
Campus Ribeirão Preto

 

 

O trabalho que Ricardo Coelho desenvolve, é construído de maneira prática e de excelente linguagem didática. O fato de aliar a sua vasta experiência profissional a uma performance acadêmica, faz com que o resultado de suas palestras e de suas obras, tenha sempre um conteúdo atualizado e de extrema utilidade. A sutileza e a sensibilidade de suas colocações, sempre são pertinentes e de fácil assimilação.

Celso Marucco
Gerente Ag. Shopping Muller
Curitiba – PR – Caixa Econômica Federal

 

“As matérias do Ricardo, demonstram seu profundo conhecimento sobre cooperativismo de Crédito e são fascinantes por que ele coloca o dedo na ferida, sem se preocupar se vai agradar seus interlocutores ou não. Falar do lado bom das coisas é muito fácil, Apontar os problemas críticos, principalmente do comportamento e ações das pessoas, é o mais difícil.

Armando Hammerschmitt
Superintendente
Sicoob Central PR

 

A abordagem realizada por Ricardo Coelho, tanto em seu livro como em sua consultoria, atinge diretamente os pontos críticos das instituições financeiras, sem rodeios, promovendo uma forte reflexão e induzindo às mudanças exigidas pelo mercado financeiro bem como a adaptação as necessidades dos clientes.

Jaime Basso
Cooperativa de Crédito SICREDI – Vale do Piquiri
Presidente

 

Achei muito interessante a abordagem do Consultor Ricardo Coelho na palestra que assisti no evento “Bancos de Varejo” em São Paulo. Utiliza uma linguagem simples, clara, acessível, sem excesso de termos técnicos e em Inglês. Uma forma bem pessoal, única e irreverente. Aproximando o cliente da empresa, sem que este se sinta usado pela empresa para a empurroterapia de produtos. Dá uma direção diferente sobre como segmentar cliente partindo do que hoje é a classe menos escolhidas pelos Bancos, para segmentá-los, para a escolhida, por exemplo. Sentido inverso. Eu acredito nesse caminho inverso, pois Cliente classe “A” que tem de estar na nossa empresa já está. Parabéns!!!

Mª Auxiliadora dos Santos Barbosa
Superintendente de Relacionamento com o Cliente
BANESE – Banco do Estado de Sergipe

 

Considero que o conhecimento técnico, associado à experiência fazem de Ricardo Coelho um ícone no segmento de micro finanças, isso porque sua abordagem na área financeira procura identificar oportunidades de gestão, sempre focadas na competitividade“.

Sônia Lima – Diretora Operacional
Agência de Fomento do Tocantins

 

Excelente visão de futuro quanto ao posicionamento das Cooperativas de Crédito frente ao cenário atual do mercado financeiro

Neilson Oliveira, Superintendente SICOOB NE

 

Tivemos a oportunidade de assistir palestras do Ricardo Coelho para os empregados da Caixa Econômica Federal, nas quais os presentes avaliaram como muito bom e ótimo a abordagem e o conteúdo das mesmas sobre o tema “Fidelização Não, Relacionamento Talvez. Muitos também adquiriram o seu livro “Repensando o Banco de Varejo”, o qual agregou muitos e novos conhecimentos em nossas atividades.

Gilberto Luiz Pereira

Presidente da Associação dos Gestores da Caixa Econômica Federal, no Paraná – Gestão 2003-2005