Alçadas – Vamos de Ouro nesta Olimpíada

É época de festa, pois recebemos as olimpíadas no Brasil. Realmente um grandioso evento requer um alto nível de gestão e cuidados, fruto de um enorme planejamento. Entretanto, alguns problemas relevantes demandam soluções simples, que nem sempre são passíveis de serem pensadas pelos responsáveis, devido a eficácia de projetos desta magnitude. Portanto, é prudente que esses líderes sejam apoiados por pessoas distintas que adotem soluções óbvias para problemas “ditos” menores, os quais, se não eliminados, podem se agigantar e minar o projeto.

Vejamos como o simples é fascinante: no cooperativismo de crédito, por termos muitas agências em pequenas cidades, ficamos a mercê dos assaltantes, que, literalmente detonam nossos caixas automáticos e, como consequência, destroem nossas instalações. Mas uma solução simples já vem trazendo ótimos benefícios a grandes bancos que literalmente ficam fora da lista destes meliantes. Instalam um sistema que lança uma forte fumaça tão logo o caixa eletrônico seja forçado ou uma porta de vidro da unidade seja quebrado. Junto com a fumaça, soa um alarme que impossibilita a comunicação destes meliantes. Esta solução, na data de 05/08/2016, em Terra Rica PR fez com que apenas a agência que utilizou esse dispositivo não fosse destruída pelas dinamites dos ladrões. Uma solução simples, barata e eficaz na solução deste terrível problema. Como se vê, precisamos de ideias simples, e não simplistas, para resolver quase todos os problemas. Algo não fácil de se fazer quando temos muita informação ou muita teoria sobre a funcionalidade de um processo. Ou seja, sendo simples, tendemos a ver estes entraves onde reside a solução, tal qual aquele que analisa uma árvore para não se trair ao buscar a solução através da visão pasteurizada da floresta.

Definição de Alçadas: Diante dessa introdução, fica tácito que devemos ser simples e únicos, tanto quanto é cada uma de nossas agências frente às diferenças comerciais da microrregião onde competem. Sendo isso verdade, também é único o critério de definição de alçada destas respectivas agências, evitando a adoção de soluções pasteurizadas que trazem sérios vícios de origem, como a que define alçada por porte de cidade: grande, média ou pequena.

Planilha balizadora de Alçadas: Na planilha abaixo compartilhamos macros preceitos para definição de alçadas que criamos e que balizam há mais de dez anos nossas consultorias e treinamentos, para os quais gostaríamos que verificasse a possibilidade de refletir frente a seu atual modelo de alçadas. Espero que seja oportuno o estudo desta didática planilha.

Síntese do conteúdo da Planilha: Ela parte da premissa de que alguns grandes grupos de informações devem balizar as alçadas e que, cada um desses grupos tem seu peso e sua notoriedade, formando um rico compêndio para a definição de uma alçada para o gestor ou para a agência com uma singularidade que visa tornar único cada uma destas análises, a saber:

1) Redefinição de critérios para rótulos de agências (grande, média, pequena e especial);

2) Maturidade do gestor da agência ou carteira;

3) Utilização de balizadores comerciais da agência e o perfil de sua carteira de crédito;

4) Distinção entre PF e PJ e posicionamento do comitê;

5) Ajustes através de bônus e pênaltis …

Verá que a planilha abaixo é didática e que apresenta a construção do raciocínio agrupada por afinidades, o que lhe permitirá facilmente ajustá-los ao seu cotidiano. Como esta nossa proposta é há mais de uma década divulgada em nossas consultorias e treinamentos, pode ser que já esteja usando alguma de suas variações. Neste caso, se achar oportuno, a reveja.

Reflexão Final: certamente estaremos sempre correndo atrás do tão sonhado ouro, pois não nos parece possível ter uma ideal política de alçada, mas é dever de nossos líderes buscar diuturnamente soluções simples e funcionais que permitam mitigar seus riscos na concessão dos créditos. Contudo, sem permitir que este processo engesse ou burocratize a gestão de alçadas, já que isso minaria a eficácia de muitas destas nossas soluções. Prata já será uma ótima conquista.

Concordar é secundário. Refletir é urgente.

Ricardo Coelho – Consultoria e Treinamento com Foco no Cooperativismo de Crédito
www.ricardocoelhoconsult.com.br – 41-3569-0466 – Postado em  08/08/2016